Milhares de pessoas celebram a passagem da Tocha Olímpica por Volta Redonda

 

        A passagem da Tocha Olímpica da Rio 2016 – o maior símbolo dos Jogos Olímpicos  - por Volta Redonda foi marcada por uma grande festa, desde a saída do comboio na Avenida Beira Rio (Av. Almirante Adalberto de Barros Nunes), durante o percurso de 10 quilômetros pelas ruas da cidade e na chegada do fogo olímpico na Praça Brasil, Vila Santa Cecília, no início da noite de quinta-feira (dia 28). Volta Redonda foi uma das 94 cidades do Brasil – de um total de 5.570 municípios – que recebeu a festa de celebração com apresentações e shows especiais, e onde a Tocha Olímpica pernoitou.

        De acordo com a organização por parte da Prefeitura de Volta Redonda, o evento contou com o prestígio em todos os pontos da festa de cerca de 80 mil pessoas. “A festa foi preparada há um ano e neste período estivemos em contato constante com a organização dos jogos olímpicos. Tudo ocorreu sem nenhum incidente e fizemos uma grande festa, que foi aprovada pela população”, afirmou o assessor de comunicação da Prefeitura, Ricardo Ballarini, destacando que somente na Praça Brasil, havia mais de 10 mil pessoas.

        O primeiro condutor da tocha, o voltarredondense Jorge Luiz Ribas, conhecido como Jorjão Maravilha, disse que estava muito emocionado com a condução da tocha. “Estou muito honrado em ser o primeiro. É um incentivo para motivar todos os meus alunos para se tornarem atletas e bons cidadãos”, disse o ex-jogador de basquete, que participou da seleção brasileira de 1976, e atualmente é professor de Educação Física para alunos de 6 a 17 anos, no ginásio de Três Poços.  Os 50 condutores da tocha foram aplaudidos em todo o percurso por onde passavam no revezamento da tocha olímpica.

        Na Praça Brasil desde as 16 horas foram apresentadas uma série de atividades. O público assistiu ao Bloco da Vida - a maior escola de samba da Terceira Idade do Brasil, oficinas de ginástica de trampolim, badminton e Kart, além de apresentações de 27 grupos de dança. A garotada também pode se divertir com vários brinquedos infláveis montados na praça. Houve ainda várias apresentações preparadas pelos patrocinadores da festa, com distribuição de brindes.

        O ponto alto da festa foi o acendimento da pira olímpica pelo condutor Fabiano de Paula, o último no revezamento da tocha. “Conduzir este símbolo é um emoção que não dá para explicar. É a realização de um sonho. Acredito que o Brasil fará a maior olimpíada de todos os tempos”, disse o tenista, que mora na Rocinha, no Rio de Janeiro, e possui uma escola de tênis que atende a cerca de 200 crianças em risco social.

        Ainda durante a cerimônia foi exibida uma mensagem do nadador de Volta Redonda Thiago Pereira, parabenizando a cidade pela festa.  “Obrigado pela torcida de todos e aos cartazes espalhados pela cidade. Volta Redonda é a cidade que eu nasci e minha cidade querida”, disse o nadador, que gravara o vídeo naquela tarde, durante o treino na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

        A secretária de esportes e Lazer, Rose Vilela, mãe do nadador, visivelmente emocionada, falou em nome das autoridades da cidade e afirmou que a festa em Volta Redonda foi um sucesso. “A passagem da tocha pela cidade é uma inspiração principalmente para as crianças e os jovens. E para mim, que tenho um filho olímpico, é um grande orgulho”, disse, aproveitando para pedir torcida para o filho na competição. “Vai Thiago e vai Brasil”, gritou Rose, que foi aplaudida por todos na Praça Brasil.

        A organização da festa foi elogiada pela auxiliar de estoque Fabiana Ferreira de Oliveira, que levou os dois filhos para a cerimônia na Praça Brasil. “Gostei muito. Pude assistir tudo com tranquilidade e segurança. Foi realmente uma festa para a família”, disse. Para a aposentada Adenize Santos de Souza, a festa foi emocionante. “Vim com minha filha, três netas e meu genro. Uma festa muito bonita”, disse. “Gostei das apresentações de dança e do momento do acendimento da pira”, completou a neta, Lara Fábia.

        O cerimonial também foi acompanhado pelo prefeito Antônio Francisco Neto e pelo vice- prefeito Carlos Roberto Paiva, que afirmaram terem ficado felizes pela grandiosidade da festa. “Preparamos uma bela festa, para marcar essa ocasião tão especial. Volta Redonda é referência no esporte e, não poderia ser diferente, por isso celebramos a passagem da Tocha Olímpica com muita emoção”, disse o prefeito Antônio Francisco Neto, que parabenizou e agradeceu o empenho dos envolvidos na organização do evento.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444