Neto entrega reforma e ampliação do Abrigo Municipal Seu Nadim

 

 

        O prefeito Antônio Francisco Neto entregou nesta sexta-feira (dia 26) as obras de reforma, ampliação e modernização do Abrigo Municipal Seu Nadim – órgão ligado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O abrigo teve sua capacidade de atendimento ampliada de 35 para 50 pessoas, além de melhoria nas estruturas administrativa e para os usuários.

 

        Durante a cerimônia, o prefeito Neto aproveitou para agradecer a toda equipe da Smac e aos parceiros presentes. “Quero agradecer a presença de todos e aproveitar para parabenizar a toda equipe da Smac que não mede esforços para que a assistência social de nossa cidade seja referência. Sem a ajuda de todos vocês, Volta Redonda não teria esse excelente resultado”, disse o prefeito.

 

        Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o Albergue Seu Nadim tem como objetivos principais promover a reinserção social e o resgate da cidadania e dignidade de pessoas naturais de Volta Redonda que estejam vivendo em situação de rua.
“O abrigo já passou por uma reforma em 2005 e agora, além do espaço estar todo reformado novamente, ainda aumentamos para 50 o número de vagas oferecidas”, disse o secretário explicando que na época do frio, a procura é maior. “Mas fizemos a obra para dar maior qualidade ao trabalho da equipe e para atender melhor o usuário. Nós mudamos a parte administrativa, que ficava lá dentro do abrigo, e colocamos na entrada”.

 

        Entre móveis e construção, foram investidos cerca de R$ 200 mil. O abrigo agora conta com 2 quartos masculinos e um feminino, e todas as camas foram substituídas por 25 beliches e colchões novos. Os banheiros receberam mais chuveiros, ampliando a capacidade de uso, e, no refeitório, mesas e cadeiras foram reformadas e novas foram adquiridas. “Também fizemos um auditório de última geração, para oficinas e cursos. É todo informatizado, com telão, datashow, com capacidade para 50 pessoas. As cadeiras são todas novas, com estofamento”, disse Munir.

 

        A coordenadora do abrigo, Andreia Dias Sargento, destacou a importância da obra para motivação dos usuários, citando que o espaço ficou mais adequado. “Quando você tem pessoas que não têm muita expectativa, perspectiva de vida, você conseguir motivar essas pessoas é algo extraordinário”, disse a coordenadora, acrescentando que o abrigo também ganhou um quarto para a família. “Se houver a necessidade de uma família inteira se abrigar, temos esse quarto. Também pode atender, por exemplo, a alguma emergência do município, como a necessidade de uma família que tenha a casa interditada pela Defesa Civil em casos de calamidade pública”.

 

        O abrigo atende, anualmente, cerca de 50 pessoas, tendo em seu quadro oito cuidadores plantonistas e um cuidador diarista. A quem passa pelo abrigo são oferecidas cinco refeições diárias, além de oficinas de música, teatro, poesia, leitura, cinema, grupos de convivência e palestras temáticas sobre assuntos como DST, higiene pessoal, comportamento, entre outros. Também são realizadas, a cada 15 dias, reuniões com o grupo Alcoólicos Anônimos (AA).
        

        “É importante ressaltar que o abrigo Seu Nadim não funciona como uma ‘hospedagem’, mas sim como um serviço social integrado à rede de assistência social do município”, ressaltou Andreia Dias Sargento. Ainda de acordo com a coordenadora, o tempo médio de estadia no abrigo é de 4 meses e a unidade realiza o monitoramento dos usuários após a reintegração. “Atualmente, temos 18 pessoas sendo monitoradas e esse processo dura por cerca de seis meses”.
        

        O funcionamento administrativo diário do abrigo é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. A instituição funciona na Rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças. O telefone é (24) 3347-7178.

 

COMITÊ - Durante a cerimônia, foram empossados os representantes e suplentes do Comitê Municipal Intersetorial de Políticas Públicas para Pessoas Adultas em Situação de Rua (CMIPPSR), que comporão o Comitê Intersetorial de Políticas para Pessoas Adultas em Situação de Rua.
“O objetivo do comitê é elaborar políticas públicas municipais para as pessoas que se encontram em situação de rua”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Especial (DPES) da Smac, Denise Alves de Carvalho, lembrando que o comitê promoverá reuniões quinzenais no auditório da Secretaria.

 

        Os órgãos públicos (governamentais) e da sociedade civil (não governamentais) que compõem o comitê são: secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), de Saúde (SMS), de Educação (SME), de Esporte e Lazer (Smel), de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM); Guarda Municipal (GM) de Volta Redonda; Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD); Associação Comercial Industrial Agropastoril (ACIAP); Associação Agir; Associação Espírita; Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL) de Volta Redonda; Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda; Projeto GRACE e Movimento WAVE; Representante da População em Situação de Rua.

 

        Para o representante da População em Situação de Rua, Pedro Paulo Nascimento, a criação desse comitê representa um grande avanço. “Vamos lutar, ainda mais, para uma política para melhorar a vida das pessoas, que assim como eu, estão em situação de rua. Fico muito feliz de participar dessa iniciativa”, disse o conselheiro.

 

        O defensor público federal Cláudio Santos destacou que essa iniciativa é primordial para o avanço das políticas públicas de assistência social. “Nem a capital do nosso estado conseguiu implantar ainda esse comitê. Quero parabenizar a administração municipal pela excelente iniciativa”.

 

 

        Segundo a diretora do DPES, Volta Redonda mais uma vez sai na frente com a criação deste comitê. “Somos os primeiros do Estado do Rio a implantar esse comitê. Ele fará parte da nossa rede de assistência, que já possui o Centro Pop, Centro de Atendimento ao Migrante, Creas, Abrigo Municipal, além dos nossos projetos, como o Superação. É um importante passo que estamos dando”.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444