Oficinas de Inclusão Digital formam mais de 500 alunos

 

       Parte dos 512 alunos dos 27 polos Telecentros.BR/  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , que funcionam nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), e seus familiares, participaram de cerimônia de formatura na tarde desta terça-feira (dia 25), na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), na Vila Santa Cecília.

 

       O curso foi oferecido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades. As aulas aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Telecentros Comunitários, com sede nos bairros Aterrado e Retiro.

 

       O coordenador dos telecentros, Rodrigo Rampini Rabello, explicou o funcionamento e a importância do curso que insere jovens e adultos no mundo da Informática. Ele destacou que as salas nos CRAS são voltadas para os usuários das unidades, mas os Telecentros no Aterrado e no Retiro são abertos para toda a comunidade que, entre outros serviços, pode acessar a internet por uma hora e imprimir três documentos diariamente. Ele aproveitou ainda para agradecer a parceria dos instrutores das oficinas de inclusão digital – Leonardo Reis, que cumprimentou os alunos e parabenizou pela superação de alguns que tinham pouco contato com a informática; além de Leandro, Max, Gabriel, Júlio e Daniel.

 

       Em seguida, usaram a palavra a coordenador do CRAS Três Poços, Wanda Carvalho, que representou as coordenadoras das demais 34 unidades; a diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a Branca; e o deputado federal Deley, que destacou o empenho do secretária de Ação Comunitária, Munir Francisco, e do prefeito Antônio Francisco Neto em tornar o município de Volta Redonda referência em assistência social no país.

 

      De acordo com Munir Francisco, o mais importante não é ter o maior número de CRAS por habitantes do Brasil com 35 unidades. “O importante é ter uma equipe multidisciplinar atuando em cada unidade, tocando projetos como este de inclusão digital, que atende desde a criança que acabou de ser alfabetizada até o idoso membro do Grupo de Convivência”, disse. Ele aproveitou para agradecer e parabenizar a equipe da secretaria, os formandos e seus familiares que confiaram no trabalho da Smac e fizeram o curso.  

  

          Prontas para receber o certificado estavam as irmãs Vitória, de 10 anos, e Melissa, de 8 anos, que fizeram o curso no CRAS do Açude II. Elas tiveram o apoio da mãe, Patrícia Mateus, que destacou que a Informática já faz parte da vida das crianças e pode ser importante para a escola. Já no CRAS Rústico foram membros do Grupo Razão de Viver, da Terceira Idade, que se uniram para fazer o curso. “Hoje em dia é difícil não saber lidar com Informática, mas fazer o curso no meio de muitos jovens é um pouco constrangedor. Fizemos um grupo da melhor idade e foi ótimo”, disse Vicentina Soares de Oliveira, que frequenta o CRAS Rústico há 15 anos. 

 

         O Telecentro, que atende jovens (a partir de 7 anos) e adultos, é um espaço de inclusão digital que busca promover igualdade social e ampliação da cidadania através da alfabetização digital, da popularização da ciência e da manifestação cultural e artística. É um espaço público e gratuito, com gestão comunitária e acesso universal.

 

      Os Telecentros.BR/  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  contam com monitores, que são Agentes de Inclusão Digital e prestam serviços relevantes para o desenvolvimento de sua comunidade. Estes jovens interagem com a comunidade local, facilitando, incentivando e ensinando os cidadãos a utilizar a tecnologia de informação. São responsáveis pelo atendimento aos usuários, tirando dúvidas fazendo sugestões de atividades e comunicando regras de funcionamento.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444