Igreja Metodista em Ação leva centenas de pessoas ao Bairro Ponte Alta, em Volta Redonda

Igreja Metodista em Ação leva centenas de pessoas ao Jardim Ponte Alta, em Volta Redonda

Samuca Silva e secretários municipais participaram do evento

 

A sétima edição do IMA (Igreja Metodista em Ação) foi considerada pelos organizadores uma das maiores produzidas até hoje. Desta vez, o evento, que acontece semestralmente, recebeu apoio da Prefeitura de Volta Redonda. O IMA visa reunir uma série de serviços, como corte de cabelo, maquiagem, orientação jurídica, nutricional, entre outros, e realiza atendimento gratuito à comunidade. Cerca de mil pessoas passaram pelo evento que aconteceu no bairro Ponte Alta, neste sábado, dia 27. Entre elas, estava a dona de casa Maria Amália Ribeiro, que aproveitou para cortar cabelo.

 

“Meu marido está desempregado e cortamos as coisas supérfluas. Ir ao salão de beleza é algo que não tenho feito com frequência, mas é sempre bom poder cuidar do visual”, disse Maria Amália, que aproveitou para fazer maquiagem também.

 

Eliete Regina Silva levou a filha para brincar. O caminhão da Brinquedoteca proporcionou um dia inteiro de diversão. “Que sábado diferente e animado organizaram aqui. Na minha época brincávamos muito na rua, mas agora não se faz mais isso, é mais perigoso e quando fazem esse tipo de ação, as crianças podem ter esse gostinho. Eu sempre incentivo minha filha a brincar com outras crianças, porque ela fica muito sozinha em casa”, comentou.

 

As coordenadorias municipais da Juventude e de Prevenção às Drogas também participaram do evento. Uma tenda foi montada com um teste que verifica o seu peso e altura e, como resultado, a afirmação de quanto tempo demora para o álcool sair do seu organismo. “Prevenção é informação. Cada vez mais cedo as pessoas estão entrando no mundo da bebida, que é a primeira porta de entrada para drogas ilícitas. Então, saber como a bebida age no organismo é importante. Evita, inclusive, que a pessoa ache que porque bebeu apenas um copo possa dirigir”, explicou a coordenadora de Prevenção às Drogas, Miriane Nogueira, ressaltando que só adultos podem consumir bebidas alcoólicas.

 

Quem participou do evento também recebeu informações sobre a Lei Seca, as ações da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e até conferir o nível de gordura corpórea, com um equipamento que chamou a atenção de quem passou pelo local. Falando em saúde, seu José Lacerda, de 58 anos, fez questão de ver o seu percentual de gordura e também de fazer o teste de glicemia, oferecido pela secretaria municipal de Saúde. “Cuidar da saúde é importante, né? Quando tem algo assim perto de casa, a gente tem que vir prestigiar”, afirmou.

 

O intuito do evento, criado há quatro anos pela Igreja Metodista, é realizar um bem estar social nas comunidades mais afastadas da região central. O evento já aconteceu em bairros como Belmonte, Água Limpa e Parque Maíra, em Pinheiral. “Nossa prática de fé é caminhar junto com o social. Fazíamos antes em nossas comunidades, aí resolvemos unir o que cada igreja fazia e hoje temos essa estrutura maior, que pode atender mais pessoas. Receber o apoio da prefeitura fez com que o evento ficasse ainda maior e isso é maravilhoso, pois conseguimos atender mais gente ainda”, garantiu o coordenador do IMA, o pastor Djalma Régis.

 

Acompanhado de alguns secretários municipais, o prefeito Samuca Silva fez questão de comparecer ao evento e foi em todas as barracas. “Toda e qualquer ação que vise atender a população dos bairros tem meu apoio. A prefeitura contribuir é fundamental”, afirmou o prefeito.

 

Betânia Aparecida Nascimento é da comunidade do bairro Caieiras, mas foi levar seu artesanato para contribuir com o IMA. Ela contou que o que aprendeu foi com o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da sua comunidade. Agora, ela visa passar conhecimento. “As mulheres passam a ter renda e podem trabalhar em casa, cuidando dos filhos”, comentou com o prefeito.

 

A ação foi considerada um sucesso pela organização, que já tem data para o próximo evento. Será no dia 28 de outubro, no bairro Candelária.

 

Por Thaissa Costa com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444