Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Volta Redonda

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Volta Redonda

Secretaria municipal de Saúde montou uma tenda na Rua do Lazer

 

Comemorado no próximo dia 31, o Dia Mundial sem Tabaco ganhou atenção especial da secretaria de Saúde de Volta Redonda na manhã deste domingo, dia 28. De 8h às 12h, uma equipe da secretaria distribuiu panfletos falando sobre os malefícios do cigarro e informando sobre o programa de Controle ao Tabagismo e outros Fatores de Risco, na Rua do Lazer, na Radial Leste.

 

Atualmente, cinco mil pessoas participam do programa, nas 53 unidades básicas de Saúde. De acordo com a psicóloga especialista em dependência química, Beatriz Teixeira de Paiva, Volta Redonda é o primeiro município da região a descentralizar o programa e, em consequência, atende a um maior número de pessoas.

 

“Quem quiser parar de fumar pode ir até a unidade de saúde do seu bairro, portando cópia de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O programa é cognitivo comportamental, ou seja, além dos medicamentos, a pessoa precisa mudar alguns hábitos para fazer dar certo”,explicou a psicóloga.

 

Durante a corrida matinal, o aposentado Tauro Ferreira foi surpreendido pela abordagem. “Já fumei quando era mais novo e graças a Deus não levei o vício adiante. O cigarro faz muito mal e ações como essa ajudamm a alertar as pessoas”, disse.

 

A empresária Alexsandra de Oliveira Rodrigues também aprovou a ação da secretaria. “Já foi época que cigarro era charmoso e as pessoas entravam nessa. Agora não é e encontramos mais facilmente esse tipo de informação. Ações assim são de extrema relevância para a prevenção que é o fundamental”, contribuiu.

 

Por Thaissa Costa com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444