Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebe representantes da Academia Carioca

Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebe representantes da Academia Carioca

Atividade visa trabalho em conjunto entre secretarias de Saúde e Esporte e Lazer

 

Promover ações de prevenção à saúde é uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Volta Redonda e a Academia Carioca faz esse trabalho com excelência no município do Rio de Janeiro levando a prática esportiva para dentro das unidades básicas. A afirmação é do secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, que afirmou que o programa carioca também se encaixa na forma de governar do prefeito Samuca Silva. “Samuca quer implementar ações que perpetuem em benefício à população”, disse.

 

A secretária de Esporte de Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, articulou a visita dos representantes da Academia Carioca a Volta Redonda na manhã desta quinta-feira, dia 13. Ela vê no projeto oportunidade para uma parceria de sucesso entre sua pasta e a Saúde. “Conheço o valor que o Alfredo dá para o esporte. E usar a prática para prevenção e promoção de saúde trará melhor qualidade de vida para a população”, afirmou.

 

O programa Academia Carioca foi implantado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e hoje atende mais de 100 mil pessoas em 202 unidades básicas de Saúde, sendo 127 com a implantação de aparelhos de ginástica. “Mas o trabalho, que inclui visitas domiciliares aos usuários das unidades, não precisa dos aparelhos de ginástica para funcionar. As atividades físicas são variadas, vão de dança a capoeira”, disse a coordenadora do programa, Junia Cardoso.

 

“Atualmente, são 127 profissionais de Educação Física inseridos nas unidades de saúde promovendo boas ações para prevenção e promoção a saúde. Isto é, incentivando a prática de exercícios regular, a alimentação saudável, o controle do tabagismo e outras”, explicou Junia, citando números que provam o sucesso do programa. “Em 19% dos assistidos houve redução no uso de medicamentos; 94% apresentaram controle da pressão arterial; e 83% perderam peso”, completou.  

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444