Banco da Cidadania

O Banco VR de Fomento, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SMDET, conforme a Lei da reforma administrativa 5.367/17, responsável pela administração do Fundo Municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego, Renda e Habitação, instituída pela Lei 3.603/00, apoia o desenvolvimento de diversos segmentos econômicos do município, como o de microempresários, microempreendedor individual - MEI, empresas Junior e cooperativas, além de iniciativas nas áreas de agricultura, comércio e serviços, e de administrar os mercados populares e quiosques públicos da cidade.

 

Ambulantes

Os ambulantes também são permissionários do Banco de Fomento, que tem um vasto banco de dados sobre esses trabalhadores na cidade, conforme a Lei 5.302/17 que dispõe sobre a regulamentação do comercio dos ambulantes no município e a prestação de serviços nas vias e logradouros públicos da cidade.

A atividade dos ambulantes também conta com o ordenamento exposto no decreto 14.388/17 que estabelece as normas técnicas de funcionamento, como tamanho dos equipamentos, horários, condição especifica para a atividade, ruas e avenidas permitidas, além de outras obrigações permissionárias.

 

Feira Livre

A Feira Livre da cidade, uma das maiores do Estado e mais bem organizadas, conta com uma comissão gestora desde inicio de 2017, onde os proprietários das barracas passam a ter um espaço de dialogo direto com o poder publico local, do qual, o Banco de Fomento é um desses agentes. O Conselho Municipal de Feiras Livres – CMFL, criado pelo decreto 14.440/17, institui a formação do órgão para que ele possa fiscalizar o cumprimento da legislação, acompanhar e incentivar a atividade participativa da comunidade nos assuntos relativos à feira, aproximar o feirante do poder público, na busca de uma identidade que objetive o aprimoramento dos serviços prestados ao público e propor soluções para problemas detectados e apresentar soluções de inovações julgadas convenientes e necessárias.

 

Associativismo e cooperativismo

O Banco apóia o associativismo e cooperativismo no município através do fomento as associações e cooperativas. As associações têm por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantropia e tem no Banco um braço. A associação é adequada para levar adiante uma atividade social. As cooperativas têm a finalidade essencialmente econômica e seu principal objetivo é viabilizar o negócio produtivo dos associados junto ao mercado. A cooperativa é mais adequada para desenvolver uma atividade comercial em média ou grande escala de forma coletiva. O fomento de cooperativas é uma realidade, a exemplo da Ecoóleo que fornece o selo verde, um certificado de recolhimento dos óleos de cozinha queimados, as frituras, que são poluentes do meio ambiente e devem ser descartadas de forma adequada, preservando nosso ecossistema.

 

Fabrica de Fraldas

O Banco mantém a Fabrica de Fraldas, que atende aos hospitais públicos, principalmente a ala pediátrica, fornecendo fraldas no tamanho P e futuramente RN para entidades filantrópicas e ONGs. Esse projeto visa beneficiar gestantes com  baixa renda do município, que estão na cidade a pelo menos dois anos e cadastradas pelo SUS.

 

Microempreendedor Individual MEI

 

Os Microempreendedores individuais – MEI, são atualmente, um dos grandes desafios para o Fomento, que mantém sempre atualizado o banco de dados com a disponibilização desses profissionais para serviços no município, com um banco de dados acessíveis a todos que buscarem por essa informação no nosso site.

Banco Volta Redonda de Fomento

Antônio Barreiros, nº. 194 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27215-350

Tel: (24) 3339-2449 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.