Usuários do Albergue Municipal Seu Nadim fazem viagem para Alerj

    Criado em Quinta, 24 Janeiro 2013 15:35
    Última atualização em Quinta, 24 Janeiro 2013 15:35
    Publicado em Quinta, 24 Janeiro 2013 15:35

            Pelo sexto ano consecutivo o Albergue Municipal Seu Nadim promove, em parceria com o Governo do Estado, uma visitação dos abrigados à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Desta vez, 42 abrigados foram beneficiados com a iniciativa. De acordo com o diretor do albergue, Hélcio Mendes Damaciano, o objetivo da viagem é de levar aos usuários um pouco da história política do Brasil e do Rio de Janeiro, aprender como nasce uma lei e apreciar a beleza arquitetônica do prédio da Assembléia Legislativa do Rio.
           

            “Além disso, esse passeio visa promover a inclusão social, a reinserção na sociedade, o resgate da cidadania e da autoestima dos abrigados”, disse o diretor. O Albergue Municipal Seu Nadim, localizado no bairro Aterrado, funciona 24 horas e tem capacidade para abrigar 50 internos. Atualmente são 35 homens e 15 mulheres residentes na instituição, que é ligada à Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). De acordo com o diretor do albergue, o resgate dos laços familiares é um dos pontos principais do trabalho realizado pela equipe de funcionários.
           

            Hélcio Mendes disse que 85% das pessoas que chegam à instituição são encaminhados através das abordagens realizadas pela equipe do albergue. Esse foi o caso de Luciomar Tavares Balbino, de 49 anos, que mora no albergue há cinco meses. “Graças à abordagem da equipe do abrigo eu estou aqui hoje. Depois de perder os meus pais não tinha mais onde morar e fui parar nas ruas. Agora minha perspectiva de vida mudou totalmente. Prova disso é que começo a trabalhar a partir de amanhã”, afirmou ele, orgulhoso.

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444