Público lota Ilha São João em Encontro de Folia de Reis

    Criado em Sexta, 15 Janeiro 2016 11:38
    Última atualização em Sexta, 22 Janeiro 2016 09:10
    Publicado em Sexta, 15 Janeiro 2016 11:38

                    A Secretaria Municipal de Cultura realizou no sábado (dia 16), na Ilha São João, o 18º Encontro de Folia de Reis. O evento lotou a Ilha São João e o público de várias idades curtiu a apresentação dos 18 grupos. A estimativa de público, de acordo com a organização do evento, foi de dez mil pessoas. Cada jornada teve 30 minutos para fazer sua apresentação e todas tiveram pontos em comum: alegria, dança e muitas cores. Para ajudar a garantir um belo espetáculo, cada grupo recebeu subvenção de R$1.764. O recurso público é utilizado para auxiliar os grupos na compra de uniformes, instrumentos e peças de manutenção dos instrumentos para os 18 grupos que se apresentaram na Ilha São João. O subsidio foi entregue no gabinete do prefeito, no último dia 8, a cada um dos representantes dos grupos de Folia de Reis.   

            Durante o evento a secretaria municipal de Cultura, Rôsane Gonçalves agradeceu a presença dos integrantes das jornadas e do púbico que lotou a Ilha São João durante todo o dia. “Eu quero agradecer a todos das jornadas, pela bonita festa que fizeram na Ilha São João, mantendo a nossa tradição cultural. O município tem muito orgulho em apoiar os grupos de Folia de Reis, pois estamos valorizando a cultura brasileira”, disse a secretaria.

            Para Benedito Vidal Filho, mestre de jornada de Reis, e responsável pela Folia da União, do Santo Agostinho, essa festa é muito importante para manter a tradição das jornadas na cidade. ”Gostaria de agradecer ao apoio que tivemos da Secretaria de Cultura e da prefeitura, que nos ajudou através da subvenção permitindo assim a compra de novos instrumentos, tecidos para uniformes. Quero agradecer também pela iniciativa de criar essa festa tão importante para a nossa cidade”, disse.

            As jornadas que se apresentaram foram: Jornada Estrela Brilho da Juventude do bairro Cailândia (Afrânio de Oliveira e Silva); Estrela Maior, do bairro Vale Verde (Abel de Paula de Oliveira); Estrela Nova Geração da Candelária (Elisamarte de Oliveira e Luiz Homero Rosa); Estrela Sagrada do Água Limpa (Fabrício Silva de Souza); Astrólogo do Oriente do Água Limpa (Elizabeth Maria de Oliveira); Folia da União do Santo Agostinho (Benedito Vidal Filho); Jesus Menino do Retiro (Dirce Gomes Vieira, João Francisco Nunes Vieira); Divina Estrela Maior (Mauro José Souza dos Santos); Da Paz do Água Limpa (Andreia Cristina Dias Rocha); Estrela Sagrada do Oriente do Nova Primavera (Júlio Cesar de Souza); Lua Nova do Aero Clube (Heleno do Carmo Santana); Estrela Guia do Oriente da Vila Americana (Márcio Paulo da Silva); Jornada Unida Divina Luz de Niterói (Nilton de Souza da Cruz); Sagrada Família do Nova Primavera (José Paulo Alves); Sagrada Estrela do Oriente da Candelária (Juarez Miranda); Estrela Sagrada do Retiro (Luiz Sérgio Pereira); Estrela Divina do Oriente do Santa Cruz (Augusto da Silva); Estrela do Oriente Nove de Abril do Nova Primavera (Carlos Roberto de Souza).

            O tradicional evento folclórico, que fecha as comemorações natalinas sobre o nascimento de Jesus Cristo, contou com a colaboração da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e segurança particular contratada. De acordo com os organizadores do evento a realização desses encontros pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de cultura, tem como objetivo preservar o nosso folclore.

    Condecoração – Durante a festa, o diretor Cultural da Federação do Reisado do Estado do Rio de Janeiro (FRERJA), Affonso Furtado, condecorou o mestre mais antigo de Volta redonda, o senhor Benedito Vidal Filho, responsável pela Folia da União, do Santo Agostinho. O mestre recebeu uma faixa e uma estrela guia.

            De acordo com o diretor cultural da FRERJA a condecoração é uma forma de expressar o reconhecimento pela dedicação e abnegação praticadas pelos mestres no cumprimento da missão assumida. “A condecoração é concedida aos mestres dos grupos de reisados de todo país com mais de trinta anos de participação efetiva nos grupos desta tradição da cultura popular”, concluiu.

     

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444