Alunos da Escola Municipal Rubens Machado ganham bolsas de iniciação científica do CNPq

    Criado em Sexta, 22 Janeiro 2016 09:18
    Última atualização em Sexta, 22 Janeiro 2016 09:19
    Publicado em Sexta, 22 Janeiro 2016 09:18

         Dez alunos da Escola Municipal Rubens Machado, localizada no bairro Vale Verde, foram contemplados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para desenvolverem projetos de robótica. O resultado foi divulgado neste mês e os trabalhos serão apresentados durante a Mostra Nacional de Robótica (MNR), que será realizada no Recife (PE).
         “A nível nacional, são 70 vagas e 10 delas foram destinadas à Rubens Machado. Cada aluno recebe R$ 100 durante 12 meses, para desenvolver seus projetos de robótica. O CNPq é parceiro da MNR, que vai pagar a passagem dos alunos, além de custear parte da hospedagem”, explicou a professora de informática e robótica, Patrícia Osório Pereira.
         Um dos estudantes premiados é Yuri Gabriel da Cruz Martins, de 13 anos, que vai cursar o 9º ano do Ensino Fundamental e participa do projeto de construção de um protótipo de robô de monitoramento: “A ideia surgiu por vermos alunos circulando pelos corredores do colégio, em horário de aula. Então, pensamos em construir um robô que ajudasse os diretores a monitorar esses alunos. Quem sabe no futuro, esses robôs poderão ajudar também as pessoas com deficiência”.
         As oficinas de robótica são ministradas na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora da Escola Municipal Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, esse tipo de premiação serve de inspiração para os alunos e para a comunidade do Vale Verde: “É uma escola de comunidade carente e acontecimentos como esses melhoram a autoestima dos alunos. Conseguimos despertar essa vontade de mudar neles”.
         A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, destacou a importância do desempenho da direção e do corpo docente da Rubens Machado, com o objetivo de oferecer ensino de qualidade aos alunos:          “Parabéns a toda equipe e aos pais de cada aluno. Isso é o resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes com muita criatividade e muita dedicação nas nossas unidades de ensino”.
    ROBOCUP – Na última edição da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que aconteceu em Uberlândia (MG), em 2015, a turma de robótica da Escola Municipal Rubens Machado ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na categoria dança de robô. Para este ano, os objetivos são maiores. A equipe contará com o apoio da administração municipal para participar, entre os dias 30 de junho e 04 de julho, da vigésima edição do Robocup 2016, que acontecerá na cidade de Leipzig (Alemanha) e reunirá mais de cinco mil competidores do mundo:
    “Não medimos esforços, mesmo com toda dificuldade que o município está passando, para levar a equipe a Uberlândia. Agora vamos sair do Vale Verde para Alemanha. Só tenho a agradecer a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo empenho. Sabemos a importância de projetos como esse para a cidade, escola, bairro e alunos”, disse o prefeito Neto.

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444