Neto quer unir poder público e sociedade civil contra dengue

    Criado em Terça, 26 Janeiro 2016 10:45
    Última atualização em Segunda, 01 Fevereiro 2016 08:14
    Publicado em Terça, 26 Janeiro 2016 10:45

             O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu em seu gabinete ao lado do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, no final da tarde desta segunda-feira (dia 25), secretários municipais, presidentes de autarquias, além do major Vagner Cavalcanti, da secretaria de planejamento do 28º Batalhão de Polícia Militar; do comandante de 22º Grupamento de Bombeiro Militar, Márcio Caetano; representantes da Guarda Municipal e Defesa Civil; e de entidades como a Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Metalúrgicos, Sider Shopping, o Falcões de Aço Motoclube e outras.
             Todos foram convocados a entrarem na luta contra o Aedes aegypti o mosquito da dengue, que também transmite o vírus Zika e Chikungunya. Volta Redonda quer ser exemplo para outros municípios contando com a experiência e a colaboração de diversos setores da sociedade para acabar com o mosquito. “Esta reunião foi a primeira de muitas, já senti falta neste grupo de representantes dos clubes sociais do município e também de membros de grupos como Lions e Rotary, que têm muito a somar e colaborar para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou o prefeito.
    AÇÃO: A primeira ação conjunta entre o poder público e voluntários da sociedade civil já foi definida neste primeiro encontro. Um mutirão vai levar atividades de prevenção, orientação e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti a todos os bairros da cidade na sexta-feira (dia 29), das 8h às 10h. De acordo com Neto, entre as funções do grupo também estará anotar se o morador quer fazer descarte de algum tipo de entulho para posteriormente a Secretaria Municipal de Serviço Público fazer agendamento para realizar o serviço. “O objetivo é colocar mais de mil pessoas nas ruas, mesclando agentes da Vigilância Ambiental – ligada da Secretaria Municipal de Saúde -, voluntários e ainda representantes de um órgão de segurança pública.
             O município foi divido em 12 setores, mas todos os bairros serão beneficiados com o mutirão. Durante a reunião ficou definido que os pontos de encontro serão as Unidades de Saúde dos bairros, onde não houver postos de saúde, as pessoas devem se dirigir à escola ou ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social. Mas em caso de dúvida, os locais exatos serão publicados, a partir da próxima quarta-feira (dia 27), no PortalVR.com.
    CONTINUIDADE: Além de definir a ação para a próxima sexta-feira (dia 29), durante a reunião, o presidente do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo César de Souza, fez uma explanação sobre a situação dos focos do mosquito hoje no município. Confirmando que a maioria das larvas são encontradas dentro dos domicílios. Ele também apontou e deu sugestões de como cada uma das entidades presentes no encontro poderia colaborar com a diminuição da infestação do Aedes aegypti.
    DIVULGAÇÃO: A ação será acompanhada de uma campanha para convidar a população a participar da luta contra o mosquito. Durante o encontro no gabinete do prefeito, os convidados conheceram o jingle da campanha, que vai acompanhar as equipes durante a caminhada na sexta-feira. Além disso, serão espalhados outdoors na cidade e também serão feitas campanhas nas rádios.

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444