Prefeito Neto apresenta plano Volta Redonda Unida Contra a Dengue

    Criado em Terça, 26 Janeiro 2016 15:43
    Última atualização em Segunda, 01 Fevereiro 2016 08:05
    Publicado em Terça, 26 Janeiro 2016 15:43

             Um esforço conjunto do Poder Público e toda a sociedade: assim pode ser definida a ação Volta Redonda Unida Contra a Dengue, que deve mobilizar nesta sexta-feira (dia 29) mais de duas mil pessoas, em toda a cidade, no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus – esta última associada ao grande aumento dos casos de microcefalia no Brasil. O plano foi apresentado à Imprensa em entrevista realizada nesta quarta-feira (dia 27), no Gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto, que contou ainda com a presença da coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Soledad, da assessora técnica da SMS, Rosa Maria Silva, e do diretor executivo do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Paulo Cezar de Souza, o PC.
             “Todos estão acompanhando a situação da dengue no Brasil, e nós resolvemos nos antecipar e fazer uma coisa que ainda não foi feita: vamos colocar mais de 2 mil pessoas na rua na sexta-feira, entre as 8h e 11h, visitando todas as casas do município, convocando as pessoas para a luta contra dengue”, disse o prefeito Neto. “Temos cerca de 500 casas fechadas, mapeadas pelo Saae-VR porque não apresentam consumo de água, e vamos tentar entrar nestas casas para verificar a situação, se há a necessidade da retirada de algum material”, acrescentou o prefeito, ressaltando que uma lei municipal permite a entrada do Poder Público, em casos específicos, em casas fechadas, para verificar situações relacionadas à dengue.
             De acordo com os dados apresentados na reunião, o último LIRAa apontou infestação de 4% do mosquito Aedes aegypti, índice considerado de alto risco para dengue. A maior parte dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, com 39,3% das ocorrências em pratos e vasos de plantas e 21,7% em depósitos fixos (calhas, ralos e sanitários em desuso).  
             “A ideia é mobilizar toda a PMVR e a sociedade, porque não é um problema isolado só do Poder Público, é preciso a participação de todos”, disse PC, lembrando que em uma reunião anterior, na segunda-feira (dia 25), várias entidades foram convocadas pelo prefeito Neto para participar da campanha, entre elas o 28º Batalhão de Polícia Militar; o 22º Grupamento de Bombeiro Militar; Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Metalúrgicos, Sider Shopping, e Falcões de Aço Motoclube.
    PARTICPAÇÃO - PC explicou que a população pode participar da ação se inscrevendo no endereço eletrônico da PMVR – portalvr.com – onde poderá escolher o bairro que deseja participar.
             “Cada bairro terá uma equipe e um líder, e quando a pessoa se inscrever no site vai receber essas informações – o ponto de encontro, o horário e quem ela deve procurar. A participação de todos é fundamental”, afirmou o diretor executivo do Saae-VR, ressaltando que esta é a primeira de uma série de mobilizações que irão ocorrer para combater o mosquito Aedes aegypti. As equipes também preencherão um relatório com as demandas de capina, limpeza e recolhimento de entulho e outros detritos que forem encontradas ao longo das visitas. “Isso será repassado posteriormente para as secretarias municipais de Serviços Públicos (SMSP) e de Obras (SMO)”, explicou PC.
    “Se não conseguirmos visitar todas as casas, queremos chegar a pelo menos 70% delas, e iremos anotar o que não visitamos, para fazermos uma nova ação nestes locais”, salientou o prefeito Neto.


    Confira a relação dos bairros aqui.

    Clique aqui e participe!

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444