Light e Smac começam a entregar 1,7 mil geladeiras em Volta Redonda

    Criado em Segunda, 13 Janeiro 2014 12:26
    Última atualização em Segunda, 13 Janeiro 2014 12:26
    Publicado em Segunda, 13 Janeiro 2014 12:26

          

     

             A Concessionária Light, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), começou a entregar nesta segunda-feira (dia 13), 1,7 mil novas geladeiras para moradores de Volta Redonda cadastrados no Cadastro Único e Bolsa Família do Governo Federal. O Programa de Eficiência Energética da empresa prevê a troca de geladeiras por modelos mais econômicos, o que vai permitir uma redução significativa na conta de luz das famílias beneficiadas. 

     

           Os primeiros contemplados em Volta Redonda foram 67 famílias do Condomínio do Ingá, no bairro Santa Cruz, que foi construído através do programa Minha Casa Minha Vida. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, do secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, do assessor da Smac, Israel Carlos da Silva e do superintendente de Relações Institucionais e Ouvidoria da Light, Eduardo Luiz Pinto Camilo e as famílias beneficiadas.

     

           A partir desta segunda-feira, as demais famílias da cidade que foram cadastradas pela Light com a ajuda da Smac começam a também receber as suas geladeiras. O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que a data de hoje é muito importante para as famílias beneficiadas. “Esta nova geladeira vai permitir que as famílias armazenem melhor seus alimentos e economizem energia. O que pudermos fazer para ajudar a população carente da cidade, a Smac estará sempre presente”, disse Munir.

     

            O superintendente de Relações Institucionais da Light, Eduardo Luiz Pinto Camilo, ressaltou que com as novas geladeiras, os moradores vão ter uma economia de cerca de 15 % em suas contas de luz. “Por exemplo, as geladeiras velhas gastam em média 80 kwatts por mês e as novas que estamos entregando somente 15 kwatts. As famílias já vão sentir esta mudança na próxima conta”, disse Camilo, lembrando que o prefeito se empenhou muito para que o programa fosse trazido para a cidade.

           

            Já o prefeito Neto fez questão de ressaltar que além deste projeto, a Light é a grande patrocinadora de eventos na cidade. “Em nome da população de Volta Redonda, quero muito agradecer a toda a direção da Light, por sempre ser a nossa parceira, seja em programas sociais ou nos projetos culturais”, disse Neto.

                     

            Todas as 67 geladeiras do condomínio foram entregues pela manhã no apartamento de cada morador. A primeira contemplada foi a pensionista Joana Margarida da Conceição, que mora no Bloco A, junto com o filho. “Eu tinha uma geladeira que estava com o motor funcionando, mas era muito antiga e consumia muita energia. Graças a Deus, estou recebendo a minha hoje. Agora a minha conta de luz vai baixar ainda mais. Tudo que é feito para a gente economizar é bom”, disse Joana, que gasta em média R$ 30 de luz por mês.

     

            A pedido do prefeito Antônio Francisco Neto, a Light fará um novo cadastramento para beneficiar outras famílias, que não aderiram ao programa nesta primeira etapa, nesta terça-feira (dia 14) no salão de festas do Condomínio do Ingá.  A iniciativa da Light faz parte da contrapartida da concessionária, prevista no Programa Nacional de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), que determina que as empresas apliquem 1% de seu orçamento em programas que permitam a redução do desperdício de energia.

     

    Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444