Atividades educativas marcam Semana Mundial da Amamentação em Volta Redonda

      Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno. Este é o tema da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2013, comemorada de 01 a 07 de agosto, e que será marcada no município pela realização de várias atividades educativas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR). Exibições de vídeos, palestras, salas de espera com grupos de nutrizes, gestantes e mães, concurso fotográfico, distribuição de panfletos e mural temático são algumas das ações programadas que serão desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínica da Mulher.

      O Hospital São João Batista, através do seu Banco de Leite Humano e do Projeto Bombeiro Amigo do Peito, também participa da SMAM, com a realização da Hora da Mamãe. O encontro direcionado às puérperas, mães e gestantes do alojamento conjunto da maternidade do hospital incluirá uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno e até aula prática sobre o banho humanizado. Ao final do encontro será servido um café da tarde as participantes.

            Segundo a Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto, todas essas ações têm como objetivo reforçar os benefícios do aleitamento materno e destacar a importância dos círculos de apoio às mães para melhorar a duração e os índices da amamentação exclusiva. “As mulheres são biologicamente capazes de amamentar e mesmo sendo um processo natural, ele é fortemente influenciado pelo ambiente cultural e por questões emocionais”, reflete, ressaltando que a amamentação, para o seu sucesso, necessita que as mães sejam apoiadas e incentivadas diariamente, tanto em casa, como pelos serviços de saúde e comunidade.

     “O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com os novos alimentos até os dois anos ou mais”, esclarece Suely Pinto, ressaltando que o lançamento da cartilha “Alimentação nos primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos – edição 2013”, agendado para o dia 12 de agosto, é um dos instrumentos que a Secretaria de Saúde disponibilizará aos profissionais da rede pública de saúde  para reforçar e apoiar a amamentação e a prática alimentar saudável como uma estratégia de sobrevivência infantil e de segurança alimentar da população. O lançamento da cartilha integra as ações comemorativas da SMAM e acontecerá às 10h30, no auditório da Prefeitura Municipal.

     ESTUDO PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO – A prática da amamentação tem sido ampliada na população infantil em Volta Redonda.  A afirmativa é comprovada pelo resultado do Estudo de Prevalência do Aleitamento Materno, realizado em crianças menores de 1 ano, e aplicado em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica do município,  em 2012.  Os dados revelam que 70,63% das crianças até quatro meses de vida e 65,11% dos menores de seis meses mamam exclusivamente no peito. A continuidade do aleitamento materno, em crianças até 1 ano, foi relatada em 80,5% das entrevistas aplicadas. A insuficiência na produção do leite foi uma das principais causas para o desmame precoce em 44,23% das entrevistas realizadas.

      “Esse estudo é feito através da plataforma do FORMSUS/DATASUS anualmente”, informa a coordenadora da Área Técnica da Criança e do Adolescente da SMS/VR, a médica Rosa Maria Silva, esclarecendo que a finalidade do estudo é promover a avaliação continuada das ações de promoção ao aleitamento materno na Atenção Básica, Policlínica da Mulher, maternidade e Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista e Projeto Bombeiro Amigo do Peito.

      REDE DE APOIO – A rede de incentivo ao aleitamento materno em Volta Redonda é constituída por 11 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (HSJB), 1 Banco de Leite Humano (HSJB), o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, que apóia o banco de Leite Humano, a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB.  A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa que também favorece a prática da amamentação.

 

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (SMAM) - 2013

 

UBSF Açude I

 ·         02 e 05/08

 

Sala de espera abordando o tema da SMAM. A atividades será desenvolvida em parceria com os acadêmicos de medicina do UniFOA. No dia 02, a iniciativa será às 14h. No dia 05, às 8h e às 14h.

 

UBSF Açude II

·         De 01 a 07/08

Exibição de vídeo sobre amamentação, abordando a importância do aleitamento materno para saúde do bebê e da mãe;

Exposição de fotos sobre amamentação enfocando o que não deve ser oferecido à criança no período do aleitamento materno.

·         06/08

Sala de espera com grupo de gestantes, das 9h às 10h30, abordando o tema da SMAM.

 

UBSF Água Limpa

·         07/08

Palestra sobre amamentação, às 9h, na Unidade de Saúde. Tema será abordado por profissionais  do Bombeiro Amigo do Peito.

 

UBSF Belo Horizonte

·         De 01 a 07/08

Concurso da foto mais bonita, com o tema “As mães que amamentam”.  As fotos ficaram expostas na recepção da unidade, com votação voluntária realizada pela comunidade. A apuração dos votos será no dia 07, a premiação ocorrerá no dia 09/08, às 10h, no CRAS Belo Horizonte.

·         02/08

Bate-papo com as mães sobre a importância da amamentação, às 9h, na UBSF Belo Horizonte.

 

UBS Caieiras

·         02/08

 

Atividade de panfletagem e palestra sobre amamentação, às 14h, na unidade.

 

 

UBS Candelária

  • De 01 a 07/08

Abordagem sobre o tema da SMAM em Sala de espera, sempre no período da manhã, pelos profissionais da unidade.

 

UBSF Conforto

·         01/08

Mural Educativo junto à recepção da unidade, com abordagem do tema da SMAM;

·         06/08

Atividade educativa abordando amamentação com o Grupo Gestantes e Nutrizes da Unidade, às 14h.

 

UBSF Coqueiros

·         06/08

 

 

Atividade com o grupo de nutrizes da unidade, às 14h, com abordagens sobre amamentação e o tema da SMAM.

 

UBS 249

·         07/08

Abordagem do tema da SMAM com o Grupo de Mães da Unidade, às 14h, na Igreja Nossa Senhora de Lurdes / Av. Europa, próximo à  UBS 249.

 

UBSF Jardim Belmonte

·         07/08

Sala de espera e distribuição de panfletos educativos, no período da manhã, para mães, gestantes e comunidade.

 

UBSF Jardim Cidade do Aço

·         05/08

Realização de grupo de gestantes, às 14h, na unidade, com a pastoral da saúde sobre a importância da amamentação.

 

·         06 e 07/08

 Sala de espera, no período de manhã e a tarde, na unidade, enfocando o tema da SMAM.

 

UBSF Mariana Torres

·         01/08

Atividade educativa com participação de mães, gestantes, familiares e amigos, no CRAS Mariana Torres, das 9h às 11h. Na programação exposição de vídeos sobre amamentação, dinâmicas de interação e bate-papo;

 

·         De 01 a 07/08

Apresentação de mural temático e distribuição de material informativo.

 

UBSF Retiro I

  • 01/08

Sala de espera, no período da manhã, abordando o lançamento da campanha 2013 e a importância da amamentação, principalmente nos primeiros seis meses de vida da criança;

 

·         02/08

Sala de espera, no período da tarde, com orientações sobre como a criança deve fazer a pega corretamente ao amamentar e os cuidados para não machucar os seios durante a amamentação, além do incentivo à amamentação;

 

·         06/08

Sala de espera, no período da manhã, enfocando o tema da SMAM;

 

·         07/08

Palestra com as gestantes da Unidade, no período da tarde, sobre a importância da Semana e os objetivos da  SMAM.

 

UBSF Retiro II – Unidade Nova

 

·         05 e 07/ 08

Sala de espera abordando a importância da amamentação e o tema da SMAM. No dia 05 a atividade será às 8h, no dia 07, às 12h30.

 

UBSF Roma II

·         01/08

Sala de espera, às 9h, com as gestantes da unidade, para abordagens sobre amamentação e o tema da SMAM.

 

UBSF Santa Cruz

·         De 01 a 07/08

Mural informativo, salas de espera, e exibição de vídeos abordando a importância da amamentação e o tema da SMAM. Atividades que serão realizadas, sempre no período da manhã.

·         09/08

Sala de espera com grupo de gestantes, às 9h, para abordagem sobre a importância da amamentação.

 

UBSF Santa Rita do Zarur

·         01/08

Abertura da Semana com apresentação de vídeo educativo, às 10h, desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade, abordando o tema “Amamentação como forma de carinho e proteção”. Em seguida haverá bate - papo e um café da manhã servido aos convidados.

 

UBSF São Geraldo

 

·         01/08

Grupo com a equipe da unidade, às 15h, para exposição e discussão do tema. O objetivo é responder dúvidas e abrir um livre canal de comunicação entre equipe, estimulando o Agente Comunitário de Saúde (ACS) a ser um propagador do programa de aleitamento materno; 

·         02/08

Distribuição de panfletos sobre aleitamento materno, às 7h, e sala de espera  sobre o tema “Apoio às Mães que Amamentam”;

·         05/08

Sala de espera, às 8h, com orientações, apoio e incentivo ao aleitamento materno;

·         06/08

Grupo de gestante, às 9h, para abordar a importância do apoio às mães que amamentam;

·         07/08

Grupo de mães, às 14h, para uma abordagem holística sobre o aleitamento materno.

 

UBSF Siderlândia

·         02/08

Reunião com o Grupo de gestantes e nutrizes da unidade, às 14h, para abordagem da importância da amamentação e tema da SMAM. A iniciativa é uma parceria da UBSF Siderlândia com o CRAS e a Clínica Odontológica do bairro. Haverá distribuição de brinde e um café da tarde, que será servido as participantes.

 

UBSF Siderópolis

·         01 a 09/08

Sala de espera, sempre no período da manhã, com dinâmicas em grupo abordando a importância da amamentação e o tema da SMAM.

·         09/08

Reunião na unidade, às 13h30, com grupo de mães, com crianças de 0 a 2 anos, mais gestantes da área de abrangência da UBSF para abordagens sobre amamentação. A inciativa contará com participação de profissionais do Bombeiro Amigo do Peito.

 

UBSF Três Poços

·         07/08

Sala de espera, às 9h, com orientações e abordagens de incentivo e apoio às mães que amamentam, além de café da manhã  e sorteio de brindes entre os participantes.

 

UBSF Verde Vale

·         09/08

Grupo de mães e gestantes, às 14h, para abordagens sobre a importância da amamentação e o apoio e incentivo às mães que amamentam. A atividade será realizada pela pediatra e acadêmicos de medicina da unidade.

 

UBSF Vila Americana

·         De 01 a 07/08

Mural informativo referente ao tema da SMAM, contendo fotos de mulheres da própria unidade amamentando;

·         05,06 e 07/08

Salas de espera abordando o tema da SMAM nas consultas de obstetrícia e pediatria.  Dias 05 e 06, nos períodos da manhã e à tarde, no dia 07, no período da manhã.

·         07/08

Palestra para gestantes e mães de crianças menores de seis meses, às 14h, no CRAS da Vila Americana.

 

UBSF Vila Mury

·         05/08

Palestra abordando a importância da amamentação e o tema da SMAM, às 9h, pela equipe da unidade. 

 

UBSF Volta Grande

·         De 01 a 07/08

Exibição de vídeos educativos sobre amamentação, nos períodos de manhã e à tarde, na unidade.

 

Policlínica da Mulher

·         06/08

Sala de espera com usuárias do puerpério da unidade, às 9h30, sobre a importância da amamentação e o tema da SMAM.

 

Hospital São João Batista

·         05 e 06/08

Hora da mamãe, das 15h às 16h, com  puérperas, mães e gestantes do alojamento conjunto da maternidade do hospital. O encontro, realizado pela equipe do Banco de Leite Humano do HSJB e do projeto Bombeiro Amigos do Peito, incluirá palestras sobre os benefícios do aleitamento materno, seguido de aula prática sobre banho humanizado nos bebês. Após o encontro será servido um café da tarde para as participantes.

 

·         De 01 a 07/08

A equipe do Banco de Leite Humano do HSJB e do projeto Bombeiro Amigo do Peito participam de palestras educativas sobre a SMAM nas Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica do município.

 

Lançamento da Cartilha

 

·         Tema: Alimentação nos dois primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos

Dia 12/08, às 10h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.