SMS lança cartilha com enfoque na alimentação nos dois primeiros anos de vida

 

 

 

 

 

 

     A Secretaria Municipal de Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, promove nesta segunda, dia 12 de agosto, o lançamento da edição 2013 da cartilha “Alimentação nos dois primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos”. O evento será às 10h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, contará com as presenças do Prefeito Neto, da Secretária de Saúde doutora Suely Pinto, de profissionais de saúde e representantes de vários segmentos de apoio à amamentação no município.

     “A cartilha é um dos instrumentos que será disponibilizado às gestantes no intuito de reforçar e apoiar a amamentação e a prática alimentar saudável”, informa a Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto, esclarecendo que o lançamento da cartilha encerra as atividades comemorativas da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que ocorreu de 01 a 07 de agosto, e teve como tema principal “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”.

     Com 20 páginas, numa linguagem de fácil entendimento, a cartilha contém informações sobre o manejo da amamentação, ordenha e armazenamento do leite, introdução dos alimentos complementares e alimentação nos dois primeiros anos de vida, planejamento familiar durante o período da amamentação, além de orientações quanto aos direitos da mulher que amamenta e a divulgação do Canal Amamentação VR e Disque Amamentação.

     “O conteúdo disponibilizado são orientações úteis para as gestantes, mães, familiares e profissionais de saúde”, explica a médica Rosa Maria de Jesus Silva, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS/VR. Na sua quarta edição, a cartilha será direcionada às gestantes e mães nas consultas de pré-natal e puericultura das Unidades de saúde da rede SUS, como também em visitas domiciliares, às mães no alojamento conjunto da maternidade do Hospital São João Batista, e em salas de espera realizadas pelos profissionais de saúde visando o apoio e fortalecimento da amamentação.

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.