Cartilha incentiva amamentação nos primeiros anos de vida

 

 

Lançamento ocorreu nesta segunda,12, no auditório do Palácio 17 de Julho

 

      O lançamento da edição 2013 da cartilha “Alimentação nos dois primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu na manhã desta segunda, 12, no auditório do Palácio 17 de Julho, aproximadamente 100 pessoas, entre profissionais de saúde, autoridades e representantes de vários segmentos de apoio à amamentação no município. O coral municipal de Volta Redonda fez a abertura do evento, com apresentações musicais que teve no seu repertório hits de sucesso como Esperando na Janela, Alguém na Multidão, Paz do meu Amor e Samba do Avião.

     Para a Secretária de Saúde, doutora Suely Pinto, essa cartilha aproxima o discurso da prática por ser um instrumento de grande importância que atuará como facilitador para às mães e os profissionais de saúde no apoio e fortalecimento da amamentação. “Ela também será útil na introdução de novos alimentos para a criança”, acrescentou, ressaltando os benefícios da amamentação, dentre eles a redução da mortalidade infantil e da violência.

     Já o prefeito Neto destacou o trabalho desenvolvido para o fortalecimento da amamentação e apontou os índices de redução da mortalidade infantil no município, no ano de 2012, que alcançou 9.6, por mil nascidos vivos, como um dos resultados positivos dos investimentos feitos na saúde pública nos últimos anos. “Pretendemos chegar a 8.0, que é o índice de referência de Cuba”, avaliou, ressaltando que o objetivo da sua gestão é avançar cada vez mais para que a saúde de Volta Redonda, que já é uma referência estadual, seja, também, uma das melhores do país.

     “Em todas as pesquisas realizadas, Volta Redonda sempre é destaque nas áreas de educação e, principalmente, da saúde. Isso é motivo de muita alegria. É resultado de uma equipe competente, não somente em cuidar, mas em buscar recursos para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida da nossa população”, avaliou o prefeito, enfatizando a importância da ampliação da rede de incentivo ao aleitamento materno no município que é constituída por 11 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança – HSJB e 1 Banco de Leite Humano (HSJB).

     Soma-se a essa rede de apoio o Programa Bombeiro Amigo do Peito, que apoia o Banco de Leite Humano do HSJB, a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB.  A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa que também favorece a prática da amamentação em Volta Redonda.

INCENTIVO – A Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança da SMS/VR, a médica Rosa Maria de Jesus Silva, afirmou que a prática da amamentação tem sido estimuladora no município, revelando que 80%, dos menores de 1 ano amamentam no peito e 58% dos menores de seis meses, recebem o aleitamento materno exclusivo. Os dados são resultados do Estudo de Prevalência do Aleitamento Materno, realizado em crianças menores de 1 ano e aplicado em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica, em 2012. Ela destacou, ainda, a importância da cartilha, do Canal Amamentação VR (http://amamentacaovr.blogspot.com) e do disque amamentação (0800-2820092 – VR/ (24) 3348-9954 – região) como recursos disponíveis e de extrema importância ao incentivo e apoio ao aleitamento materno.

          A programação do evento contou ainda com os depoimentos da Coordenadora Técnica de Aleitamento Materno da SMS/VR, a enfermeira Gina Moraes, da Cabo Darisa Cristina Albani, do Programa Bombeiro Amigo do Peito, e da representante do Banco de Leite Humano do HSJB, a técnica de enfermagem Luciene Viana, que apresentaram aos presentes as experiências vividas no cotidiano de trabalho no apoio e incentivo ao aleitamento materno. A técnica de enfermagem Sandra Cerqueira da UBSF Mariana Torres também deu o seu depoimento, relatando a sua vivência como mãe na prática da amamentação e como profissional da equipe da primeira Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação (IUBAAM) do município e do país.

CARTILHA - Com 20 páginas, numa linguagem de fácil entendimento, a cartilha contém informações sobre o manejo da amamentação, ordenha e armazenamento do leite, introdução dos alimentos complementares e alimentação nos dois primeiros anos de vida, planejamento familiar durante o período da amamentação, além de orientações quanto aos direitos da mulher que amamenta e a divulgação do Canal Amamentação VR e Disque Amamentação.

     O conteúdo disponibilizado são orientações úteis para as gestantes, mães, familiares e profissionais de saúde. Na sua quarta edição, a cartilha será direcionada às gestantes e mães nas consultas de pré-natal e puericultura das Unidades de saúde da rede SUS, como também em visitas domiciliares, às mães no alojamento conjunto da maternidade do Hospital São João Batista, e em salas de espera realizadas pelos profissionais de saúde visando o apoio e incentivo à amamentação.

     A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, a ex-vereadora Neuza Jordão, o diretor do Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria, os vereadores Fernando Martins e Jerônimo Teles, os representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, respectivamente, Elias José da Silva e Erinete Corrêa, e a ex-secretária de saúde, Analice Martins, também marcaram presença no evento.

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.