Secretaria de Saúde promove ações educativas e informativas sobre diabetes

         A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR) promove nesta sexta, 29, ações educativas e informativas sobre diabetes, das 8h às 16h, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado. O evento, realizado em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), é comemorativo ao Dia Mundial do Diabetes, que ocorreu no último dia 14, tem como objetivo alertar sobre a prevenção e melhor controle da doença que atinge 5,6% da população brasileira, com número elevado de doentes sem diagnóstico.

        “A nossa proposta, além das orientações e abordagens educativas, também é promover o diagnóstico precoce da doença e informar sobre os programas de prevenção e de tratamento disponibilizados por todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica do município”, esclarece o Coordenador do Distrito Sanitário, o enfermeiro Bruno Castro de Oliveira, ressaltando que cerca de 20 pessoas, entre profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem, fisioterapia e de farmácia, realizarão os atendimentos aos visitantes em duas tendas montadas no local do evento. “Todos estarão aptos a fazer a avaliação do histórico do usuário, verificação do seu índice de massa corporal, de níveis de pressão arterial e de glicose no sangue”, acrescenta.

       O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue e que apresenta entre os seus principais sintomas: muita fome e sede, perda rápida de peso, cansaço, vontade de urinar várias vezes, visão embaçada, dificuldade de cicatrização e concentração. Também se configura num problema de saúde pública de grande magnitude que para o seu enfrentamento exige ações efetivas por parte do setor saúde. Segundo as estatísticas da International Diabetes Federation  (IDF), atualmente o número de pessoas acometidas pela doença já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Os estudos mostram, ainda, que 50% dos pacientes desconhecem que tem diabetes, sendo diagnosticados quando é evidenciada alguma complicação associada à doença.

       “A doença exige cuidados para o resto da vida e que implicam em mudanças de hábitos para o sucesso do tratamento”, avalia o Coordenador,  informando que além de medir a glicemia, tomar os medicamentos prescritos pelo médico, os pacientes com diabetes devem, ainda, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. No município, o programa de controle de diabetes funciona em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família). Consultas médicas, de enfermagem e odontologia, rastreamento de usuários com fatores de risco, solicitação de exames de controle, atividades educativas em grupo e individual, além de consultas de urgência e de emergência e encaminhamentos para as unidades secundárias e terciárias, caso o paciente necessite de atendimento especializado, são algumas das ações desenvolvidas pelo programa. A estimativa é que Volta Redonda possua 10.700 usuários acometidos pela doença. 

 

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.