Neto decreta situação de emergência por epidemia de dengue

        O número de casos de dengue – confirmados e notificados – triplicou em relação a 2011. E este foi um dos motivos que levou o prefeito Antônio Francisco Neto decretar situação de emergência, no município, por ocorrência da epidemia de dengue. Na tarde desta quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, doutora Suely Pinto, explicou que a medida adotada pelo Executivo Municipal facilita a realização de ações de combate ao Aedes aegypiti e de controle da doença, evitando que a mesma se propague para outras localidades do estado.

        Com o decreto fica autorizado, por exemplo, o ingresso em imóveis particulares, com o auxílio da guarda municipal ou polícia militar. Essa medida, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Rogério Jose da Silva, é de extrema importância, já que focos do mosquito podem estar em terrenos fechados, onde as equipes de combate a dengue não têm acesso. A determinação assinada pelo prefeito, possibilita ainda, requisitar, remanejar servidores cedidos ou lotados em outros órgãos, assim como a contratação de profissionais, serviços e aquisição de materiais necessários para a atuação das equipes de saúde.

    Além do decreto a SMS-VR apresentou ações já colocadas em prática para atender pacientes e controlar a doença no município. A partir desta semana a população passa a contar com oito pólos de hidratação que estarão funcionando, diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7 às 19 horas nas Unidades Básica de Saúde da Família dos seguintes bairros: Vila Mury, Água Limpa, Siderópolis, Vila Brasília, Conforto, Volta Grande, Siderlândia e Retiro. O objetivo, desta ação, é desafogar as unidades de urgência e emergência da rede pública de saúde, além de facilitar e agilizar o atendimento ao paciente com caso confirmado de dengue.   

    Para casos de internação foram contratados 30 leitos do Hospital Santa Margarida, que estarão prontos para atender pacientes com dengue. O Laboratório Municipal passa a funcionar a pleno vapor. A unidade ficará aberta por 24 horas para os casos de diagnóstico rápido da doença. A população também será orientada sobre a importância de se combater a dengue. Cartazes, informativos, faixas, carro de som e mensagens nas contas de luz, água e contra cheque são alguns artifícios utilizados pela SMS-VR 
  - É importante lembrar que a maioria dos focos estão nos domicílios, principalmente nos pratinhos do vasos de plantas – ressaltou a secretária, reforçando que é preciso eliminar esses utensílios.

    Os casos de dengue na cidade estão em 2,1 mil notificações e 200 confirmações da doença.

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.