Ações educativas marcam o Dia Mundial Sem Tabaco no município

 

 

 

        A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), através do Programa de Controle do Tabagismo, promove nesta quarta-feira, 29, ações educativas, alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31. A programação reúne a realização de Panfletagem, das 9h às 12h, na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura, no Aterrado, e salas de espera nas 28 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF), que oferecem tratamento para quem deseja abandonar o vício do cigarro. 

      “As ações acontecem, ainda, nas escolas da rede municipal de ensino, através de uma parceria com os Programas de Saúde na Escola e Controle do Tabagismo, principalmente nos bairros Santo Agostinho e Volta Grande”, esclarece a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da SMS/VR, a médica Ana Lúcia Quaresma, informando que este ano o tema da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco é a “Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco”.

        Ela explica que o tema foi retirado do Artigo 13 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), primeiro tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como compromisso extinguir toda a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco dentro do prazo de cinco anos. “O foco é a prevenção de jovens, adolescentes e crianças para que não sejam atraídos pela publicidade e nem experimentem o seu primeiro cigarro”, completa a médica.

       Outra proposta da campanha é desmitificar os artifícios usados pela indústria do tabaco que utiliza como marketing a responsabilidade social para patrocinar eventos culturais e artísticos, com sorteios de brindes, voltados, principalmente, para esse público alvo. “O que pretendemos é alertar que isso é uma armadilha, da qual os jovens são os mais suscetíveis”, avalia Ana Lúcia Quaresma, ressaltando que pesquisa do Ministério da Saúde e do IBGE demonstra que 80% dos fumantes brasileiros começaram a fumar antes dos 19 anos e 20% com menos de 15.

       TRATAMENTO – O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, morrem por hora 23 pessoas vítimas das substâncias do cigarro e sete por dia, vitimas do tabagismo passivo. Para controlar essa dependência que, segundo o Ministério da Saúde, acomete pelo menos 20% da população, que a SMS/VR implantou, desde 2010, o acompanhamento profissional para quem deseja deixar de fumar.

      Atualmente o acompanhamento está disponível em 28 Unidades da Rede de Atenção Básica do município (UBS e UBSF). Desde a sua implantação, 2.900 fumantes já passaram pelo tratamento, sendo que 70% deles abandonaram o cigarro, o que corresponde a 2.030 pessoas. “O resultado tem sido eficiente por conta da mudança de comportamento do individuo e que ocorre em função da experiência vivenciada nos grupos”, acrescenta a médica, revelando que o tratamento consiste em uma reunião semanal por quatro a cinco semanas.

      “Esse é o período em que a maioria dos participantes deixa o cigarro. Depois, a manutenção é feita com reunião mensal durante um ano”, esclarece Ana Lúcia Quaresma, explicando que os interessados ao procurarem a unidade de saúde passam por uma entrevista, com médico ou enfermeiro, antes do encaminhamento para o grupo terapêutico cognitivo comportamental. “No grupo trabalhamos a história de cada participante, promovendo a desconstrução de vida com o cigarro, e reconstruindo a sua qualidade de viver, sem a dependência do tabaco”, conclui a médica.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.