Ação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Volta Redonda ganha reconhecimento nacional

 

     A saúde pública de Volta Redonda, mais uma vez, é referência nacional. O procedimento "Preparo do Corpo - Ritual de Passagem", realizado pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde, ganhou notoriedade ao ser escolhido, entre as 10 experiências inovadoras do país, que farão parte, nesta sexta, 28, da oficina dos Laboratórios de Inovação em Atenção Domiciliar - espaços de produção de evidências de boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas por gestores do SUS - na sede da Organização Pan-Americana de Saúde - OPA, em Brasília.

 

     "Foram 66 experiências inscritas, sendo que o nosso trabalho ficou entre os 10 melhores, e será apresentado nesta oficina, seguido de debate", explica a Coordenadora do SAD, a psicóloga Marta Lúcia Pereira, esclarecendo que posteriormente estão previstas visitas do grupo de trabalho dos Laboratórios aos locais onde as experiências selecionadas são desenvolvidas. "Essas visitas estão previstas para acontecer entre julho e outubro", acrescenta. Ela, também, informa que os trabalhos selecionados irão integrar as publicações de relatos das experiências no Portal da Inovação (www.inovacaoemsaude.org), além de um seminário nacional sobre o tema.

 

     Os Laboratórios de Inovação são uma contribuição da OPAS/OMS Brasil, como parte de seu processo de cooperação técnica do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Agência Nacional de Saúde (ANS). O objetivo é produzir evidências de práticas e experiências inovadoras na saúde em várias áreas, proporcionando a gestão do conhecimento produzido, visando transformar o conhecimento tácito (Adquirido ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas) em conhecimento explícito (formal,
claro, regrado, fácil de ser comunicado).

 

PREPARO DO CORPO - O procedimento do preparo do corpo no domicílio - Ritual de Passagem Sagrado, é uma das ações do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda que reforça o cuidado da equipe do programa com seus pacientes, desde o adoecimento até o pós - morte. Sempre com a autorização da família, o procedimento é tratado com reverência pelos profissionais do SAD.

 

     "Após a constatação do óbito e com a autorização da família, realizamos, além dos procedimentos necessários, o preparo do corpo mais próximo possível da imagem que esse ente querido tinha antes do seu adoecimento", informa Marta Lúcia, ressaltando que esse preparo envolve, entre outras coisas, fechamento das pálpebras e da boca, colocação de prótese dentária, elevação discreta da cabeça para evitar a descoloração facial, preenchimento da cavidade oral, colocação de mãos e pés conforme crenças, valores e costumes do paciente em vida, como higienização e vestimenta do corpo.

 

     "Além disso, também fazemos a barba e bigode, no caso de homens, penteamos o cabelo e perfumamos o corpo", acrescenta a Coordenadora.  Todo esse cuidado se transformou num diferencial qualitativo que tem apresentado resultados positivos no desempenho da equipe do programa. Implantado há dois anos, o procedimento completa a assistência prestada pelo SAD que prioriza, além dos idosos, os portadores de doenças crônicas degenerativas agudizadas e clinicamente estáveis, as pessoas que necessitam de cuidados paliativos e aquelas com incapacidade funcional provisória e permanente, com internações prolongadas ou reinternações que demandam atenção constante. 

 

            Em Volta Redonda, o SAD está em funcionamento desde março de 2009, sendo credenciado junto ao Ministério da Saúde (MS) em novembro de 2011. Atualmente, 122 pacientes estão sendo acompanhados pelo programa, sendo 744 cadastrados  desde a sua implantação. A assistência, realizada no domicílio do paciente e mais próxima da família, é prestada por duas Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por médicos, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem, e uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), com fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.