Ação de prevenção contra a dengue no dia de Finados

 

 

 

     Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, realizam neste sábado, 2, quando é celebrado o Dia de Finados, mais uma etapa da Campanha “10 Minutos Contra a Dengue”.  As atividades acontecem no Cemitério Municipal do Retiro e Portal da Saudade e objetivam orientar visitantes sobre formas de prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

     Durante o período da manhã, entre 8h às 12 horas, as equipes estarão panfletando e conversando com a população sobre a importância de se combater a dengue. O principal foco dos agentes será evitar que os visitantes deixem nos túmulos pratinhos de plantas, latas ou garrafas.

     - Ao visitar o túmulo de um ente querido, geralmente as pessoas acabam deixando uma flor em pratinho com água, ou até mesmo garrafas e latas, e estes recipientes podem se tornar criadouros para o mosquito da dengue - ressaltou a gerente técnica da dengue, Maria de Fátima Arantes da Silva, lembrando que os vasinhos de planta continuam como os principais vilões na luta contra a dengue.

     Estes recipientes somam, segundo o último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti),  42,9% dos focos encontrados. Além dos vasinhos de plantas, e com índices bem menores, mas também preocupantes, surgem os depósitos para armazenamento de água, latas, garrafas pets e copinhos descartáveis. Estes locais atingiram um percentual de 16,7% no índice de infestação, seguidos de depósitos com pneus velhos, com percentual de 9,5% e as bromélias com 7,1% e das caixas de água com 4,7% de infestação.

     - Apesar do momento tranquilo com relação a dengue é imprescindível que fiquemos alerta, pois com a chegada do calor e as chuvas, o ambiente se torna propício ao mosquito -  lembrou a gerente técnica da dengue. 

 

AÇÕES - Embora o índice de infestação pelo mosquito da dengue seja de baixo risco, com apenas 0,6%, fator inferior ao mínimo determinado pelo Ministério da Saúde que é de 1%,  as ações de prevenção contra a doença para o próximo verão permanecem intensas na cidade. Agentes da Vigilância Ambiental continuam realizando as visitas domiciliares com o objetivo de orientar a população sobre formas de combater o mosquito.

     Esta semana as equipes estiveram no Siderópolis, Morada da Colina, Dom Bosco, Padre Josimo e Água Limpa. A partir da segunda-feira, 4, as ações se concentram na Vila Rica,, Santa Cruz e Vila Americana. Estas localidades foram determinadas a partir do LIRAa, que apontou, nas amostragens em bairros, índices de infestação acima da média.

10 MINUTOS - A campanha dos “10 minutos Contra a Dengue” é  uma estratégia para evitar a proliferação do Aedes aegytpi, pois com atitudes simples e rotineiras, realizadas semanalmente, se interrompe o ciclo de vida do mosquito que pode ser de 7 a 10 dias, entre a colocação do ovo até a fase adulta do mosquito.  “A colaboração da população é de extrema importância para garantirmos um verão sem dengue no município, já que o ambiente doméstico concentra o maior número dos focos”, conclui Maria de Fátima.  

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.