2ª Conferência de Mobilidade Urbana tem ampla participação da sociedade

2ª Conferência de Mobilidade Urbana tem ampla participação da sociedade

Durante encontro se debateu as soluções para Volta Redonda; Conselho Municipal de Mobilidade Urbana também foi eleito

A 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda que teve início na sexta-feira, 19, foi concluída neste sábado, 20, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi mais um importante passo para se implantar as políticas públicas destinas a mobilidade urbana.

O Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva fez a leitura do decreto, explicou passo a passo os diagnósticos apurados nos últimos meses durante varias reuniões nos bairros e reforçou a importância da conferência como mais uma etapa na construção da Mobilidade Urbana deforma democrática.

“É muito importante que essas nossas discussões sejam baseadas a partir de uma visão que aqui prevalece o coletivo e não o individual. Temos que deixar as pequenas diferenças individuais para falarmos do bem para toda a sociedade”, comentou o secretário Wellington.

O vice-prefeito Maycon Abrantes endossou as palavras do secretário. “Estamos propondo um novo modelo para a cidade e para isso, a participação de todos é muito importante”, disse Maycon.

As principais questões apresentadas na conferência foram detectadas a partir das reuniões com as comunidades. O resultado apresenta uma grande demanda no transporte coletivo. Outra demanda também bem recorrente foi na infraestutura. Através desses resultados foi possível traçar metas.

Segundo Júlio Andrade, secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, foi realizada uma síntese dessas reuniões

 

“Cerca de 500 pessoas participaram dos encontros, fizemos um mapa, bem detalhado e conseguimos trazer a população para discutir o plano de mobilidade. São dados consolidados dessa etapa, foi bem amplo o processo”, disse Júlio.

Com a participação da população foi realizada a eleição dos membros que vão fazer parte do Comutran (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana).  O conselho tem como função validar e fazer a fiscalização do Plano de Mobilidade.

Durante a conferência, foram criados cinco grupos de trabalho para debater problemas e possíveis soluções para a mobilidade da cidade. Separados por categorias os representantes puderam debater sobre o tema, com o auxilio de um mapa da cidade. De acordo com Alexandre Cury, que participou do grupo dos ciclistas, o debate foi pertinente e democrático.

“Tudo o que estamos dialogado está sendo válido, precisamos achar soluções para os problemas de mobilidade da cidade.As políticas públicas nascem das necessidades da população e de determinados grupos. O ciclista esta buscando seu espaço que nunca antes foi pensado e agora estamos tendo esse momento”, contou. E assim foi o pensamento de todos os segmentos da sociedade representados nos grupos.

Durante a Segunda Conferência também foi eleito o Comutran (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana). A eleição foi realizada pelas pessoas que participaram da conferência e se candidataram antecipadamente para concorrer a uma cadeira nos seguimentos.  

Para o prefeito Samuca Silva, todo esse processo mostra os caminhos a serem seguidos por Volta Redonda.

“Precisamos e vamos modernizar Volta Redonda com muito diálogo com todos os segmentos da sociedade. A construção da Mobilidade Urbana também está sendo dessa maneira. Democrática e sempre pensando no melhor para todos”, finalizou o prefeito. 

 

Maria Clara Sales com fotos de Evandro Freitas / Secom – VR

 

 

Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana

Av. dos Trabalhadores, n° 333 - Centro - Volta Redonda - RJ | CEP: 27255-125
Tel: (24) 3343-7060 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.