Volta Redonda comemora Dia Internacional da Mulher com evento cultural no Memorial Getúlio Vargas

 

 

 

Programação incluiu apresentação teatral, shows musicais, declamação de poesias e exposição de artes plásticas

 

         A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realizou na tarde desta sexta-feira (dia 8), no térreo do Memorial Getúlio Vargas, um evento cultural para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O público, a maioria feminino, mas também composto por alguns homens, pôde curtir apresentação teatral, shows musicais, declamação de poesias e exposição de artes plásticas. Além disso, agentes comunitárias de saúde distribuíram panfletos apresentando a rede de serviços oferecidos pelo município para as mulheres. A secretária municipal, Glória Amorim, falou da importância da data.

      “Acho importante comemorarmos as conquistas e vitórias, mas também refletir. Houve avanços e retrocessos, enfrentamos preconceitos, mas conquistamos políticas públicas voltadas para as mulheres com nossa luta. As mulheres organizadas conquistaram respeito e espaço, nada caiu do céu. Foram enormes as conquistas e muitos avanços, mas ainda temos muito que enfrentar”, afirmou Glória Amorim, que ainda elogiou a rede de serviços oferecidos às mulheres pelo município de Volta Redonda. “A Policlínica da Mulher e Casa da Mulher são alguns exemplos”.

         E para comemorar as conquistas femininas, a tarde no Memorial Getúlio Vargas começou com apresentação teatral. O grupo de teatro da Academia da Vida – coordenado pelo professor Hormínio Gama Filho – montou um espetáculo teatral com a participação de 20 alunos. A peça mesclou diversas técnicas teatrais, como mímica, pantomima e dança, em vários atos, como Mulheres da sociedade (pantomima); Vai ter que rebolar (dramatização de música); Não se vá (dramatização de música); Michael Jackson e Sonho Impossível (pantomima).

      A festa cultural continuou com música variada. A Associação Pró-Cidadão, que também participou da comemoração, levou a cantora e rock Verônica Ferraz, que subiu ao palco acompanhada do músico Amir. Também fez show musical, priorizando a MPB no repertório, o grupo Maria Bunita, formado por meninas de Volta Redonda. Ainda mostrou seu trabalho na praça, a artista plástica Eunice Nazário, que participa de diversos movimentos populares, incluindo o Movimento das Mulheres Negras, e expôs esculturas.

      As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher em Volta Redonda seguem até o dia 9 de abril. Veja a programação:

 

14/03– 14h - Palestra GAPC – com tema Violência Doméstica

15/03– 15h - Abertura da exposição de Banners na Câmara Municipal com o Tema: Conquista Feminina (15 a 22 de março)

19/03– 15h - Roda de poesia – SMPPM

20/03 – 8h20 - Palestra CRAS Santa Cruz – Saúde da Mulher (com equipe da UBSF)

20/03 - 14h - Palestra com Grupo de Mulheres - Morada do Campo

22/03 – 15h - Debate Grupo de Mulheres - Açude I

23/02 - 15h - Debate Grupo de Mulheres - Açude IV

25/03 - 09h - Café da manhã na Casa da Mulher Bertha Lutz com apresentação da Rede de atendimento à Mulher 

27/03 - 15h - Lançamento do Livro "Mulheres Revolucionárias" – Auditório da PMVR

09/04 - 14h - Palestra CRAS Roma I – com tema Direitos da Mulher

 

 

 

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ

Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br