Volta Redonda sedia debate sobre Dossiê Mulher 2013

 

 

 

Evento, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, foi realizado no Auditório da PMVR

 

        Cerca de 100 pessoas, a maioria mulheres, participou na tarde desta sexta-feira (dia 21) de um debate sobre o Dossiê Mulher 2013, no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM), que tem Glória Amorim na coordenação, reuniu a deputada estadual Inês Pandeló, que é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro); a presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, a vereadora América Tereza; a superintendente estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Adriana Mota; e a delegada titular da Deam de Volta Redonda, Gisele do Espírito Santo.

        A abertura do evento ficou a cargo do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, que agradeceu a presença de todos e elogiou a atuação de Glória Amorim na luta pelos direitos da mulher em Volta Redonda. Depois dele, a secretária assumiu a palavra e lembrou a rede de assistência à mulher do município, listada abaixo. A deputada estadual Inês Pandeló falou em seguida lembrando que existem dois tipos de violência contra a mulher, “a urbana e a doméstica”. Ela lembrou ainda que, mesmo com o aumento dos registros de violência ainda há muitos casos que não são informados. “Isso tem que mudar”, afirmou.

DOSSIÊ MULHER – O documento traz informações relativas à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro. O relatório aborda os principais crimes que milhares de mulheres sofrem cotidianamente, como a lesão corporal dolosa, a ameaça, o atentado violento ao pudor, o estupro, o homicídio doloso e a violência doméstica.

        Apesar da propagação dos malefícios que esse tipo de violência acarreta, ainda são frágeis as estratégias de defesa dos direitos da mulher. A idéia de que a vítima pode ter provocado as agressões sofridas, continua a prevalecer em algumas representações sociais.  Ciente dessa condição, o Instituto de Segurança Pública (ISP) lança anualmente, há oito anos, o Dossiê Mulher, visando contribuir com o aumento da visibilidade deste tipo de violência, ressaltando a importância do combate desses delitos para sociedade brasileira.

REDE DE ATENDIMENTO – Em Volta Redonda as mulheres contam com uma rede de atendimento que inclui:


Casa da Mulher Bertha Lutz
Rua Antônio Barreiros, n° 232, Nossa Senhora das Graças
Tel.: 3347-2390/0800-0230366

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Rua 552, n° 46, Jardim Paraíba
Tel.: 3339-9025

Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Rua 552, n° 46, Jardim Paraíba
Tel.: 3339-9025

Delegacia da Mulher (DEAM)
Avenida Lucas Evangelista, n° 667, 3° andar, Aterrado.
Tel.: 3339-2279

Núcleo da Defensoria Pública
Rua 15 de novembro, n° 100, Aterrado

 

Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – 3076-8364 e 3076-8365

 

Central de Atendimento à Mulher – 180

 

 

 

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Rua Antônio Barreiros, nº 232, 2º andar, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda/RJ

Tel: (24) 3339-9215 | E-mail: dayse.penna@voltaredonda.rj.gov.br